Mais de 9 mil famílias recebem benefícios sociais em Araras

Mais de 9 mil famílias de Araras vivem hoje através de benefícios e programas sociais, com recursos dos Governos Federal, Estadual e Municipal. Os dados foram apresentados pela equipe técnica da Secretaria de Ação e Inclusão Social durante a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu na última quinta-feira (11), na Câmara Municipal, com a presença de cerca de 250 pessoas.

A frequência escolar e o acompanhamento em saúde estão entre as principais condições para garantir o direito ao Bolsa Família. Para ser beneficiária, a família precisa manter crianças e adolescentes matriculados em escolas; vacinar e fazer o acompanhamento nutricional das crianças. No caso de gestantes, é obrigatório o acompanhamento pré-natal.

O balanço apresentado na Câmara indica que 92,25% das crianças e jovens que têm entre 6 a 17 anos e fazem parte de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, têm acompanhamento de frequência escolar. Entre os beneficiários na área de saúde, 92,89% são de crianças de até 7 anos. Entre as gestantes, 73,12% recebem acompanhamento nutricional, vacinação e pré-natal. O programa atende a 3.085 famílias do município.

Atualmente, 9.086 famílias de Araras estão registradas no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O instrumento é a porta de entrada para os demais programas sociais oferecidos nas esferas municipal, estadual e federal, e permite identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.





O balanço apresentado na Câmara apontou o panorama de como funciona a gestão da assistência social no município e quantas pessoas são atendidas em cada um dos programas social. Em nível federal, são atendidas 6.085 famílias no Bolsa Família e 1.607 pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Na esfera estadual, são atendidas 177 famílias pelo Renda Cidadã, 232 jovens pelo Ação Jovem e 739 beneficiários pelo Viva Leite.
Já nos programas sociais oferecidos pelo município são atendidas seis famílias com Auxilio Moradia, 854 com o PAF (Programa de Atendimento Familiar), além de 377 beneficiários com o Programa de Incentivo à Alfabetização.

O município ainda oferece outros projetos sociais, entre eles, Plantão Social, Vila Cidadã, Centro de Convivência da 3ª Idade Hilda Masson Bordin Marreto e Centro de Convivência Jesus de Nazaré. (Redação)

Conferência municipal

Durante o evento na Câmara, foi apresentada a comissão organizadora da etapa municipal da Conferência de Assistência Social. Pelo Poder Público, fazem parte do grupo: Luiz Antônio de Freitas (Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos), Ingrid Michele Nepomuceno (Secretaria Municipal de Educação) e Kleber Aparecido Luzetti (Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos).

Os representantes da Sociedade Civil são Fernanda Cristina Oliveira dos Santos (Entidade ou organização de amparo ao deficiente), Flordemi Aparecida Luzetti Batista (Usuários ou de organização de usuários) e Maura Ofelia Bury (Entidade ou organização de amparo ao deficiente). Já o órgão gestor é composto por Joyce Leles dos Santos Viquietini, Helen Fabricia de Assis e Kelli Alessandra Fischer Coladetti.

Fonte: Tribuna do Povo





Deixe seu comentário