Cultura de Araras abre inscrições para oficina sobre Teatro Pobre

As inscrições para a oficina “Action: um estudo sobre o teatro pobre” estão abertas a partir de segunda-feira (1º). Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de abril, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, das 14h às 17h.

Serão oferecidas 16 vagas, destinadas a atores e estudantes de teatro com idade mínima de 16 anos. No ato de inscrição, os candidatos devem apresentar uma carta indicando o interesse em fazer a oficina. Além disso, é necessário apresentar um breve currículo com experiência em teatro.

Após avaliação das cartas, a lista dos selecionados será divulgada no dia 29 de abril. As aulas serão realizadas aos domingos, entre 5 de maio e 2 de junho.

A oficina na cidade de Araras será coordenada pelo ator André Moreira e as aulas vão envolver estudo prático na área de interpretação sobre a pesquisa realizada pelo polaco Jerzy Grotowski.





O objetivo é tornar o ator um investigador das leis essenciais do processo teatral, defendendo que cada qual deve criar seu próprio caminho de verificação e criação.

O conteúdo da oficina abordará os processos que Grotowski utilizou para estudar a multiplicidade criativa e a cena contemporânea.

O que é o Teatro Pobre?

Segundo Grotowski, o fundamental no teatro é o trabalho com a plateia, não os cenários, os figurinos, a iluminação, etc, que, segundo ele, são considerados apenas armadilhas

O pobre em seu teatro significa eliminar tudo que é desnecessário, deixando um ator ou atriz vunerável e sem qualquer artifício. Na Polônia, seus espetáculos eram representados num espaço pequeno, com as paredes pintadas de preto, com atores apenas com vestimentas simples, muitas das vezes toda em preto.

Fonte: Prefeitura Araras





Deixe seu comentário