Começa recadastramento para Escola Livre de Música em Araras

A Secretaria de Ação Cultural e Cidadania iniciou nesta segunda-feira (15) o recadastramento de alunos da Escola Livre de Música, que funciona na Casa da Cultural Emílio Silvestre Wolff. Os estudantes que fazem cursos gratuitos oferecidos no local devem procurar o Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita e apresentar documento de identidade com foto. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As aulas gratuitas de diversos instrumentos musicais passam por uma reformulação, depois o encerramento do convênio com a Associação Futura Music, que era parceria da Prefeitura para realização dos cursos, devido a apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas.

A escola musical passará a ser administrada por outra entidade. Representantes da Secretaria de Cultura estão se reunindo com integrantes da Cooperativa de Música Maestro Francisco Paulo Russo, que coordena a Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo e a Escola de Música Carlos Viganó, para discutir e acertar detalhes para um novo convênio, que será encaminhado em breve para apreciação dos vereadores.

“Nosso objetivo é profissionalizar os cursos e aumentar a oferta de aulas, beneficiando assim mais pessoas interessadas em aprender música. Os alunos que já participam da Escola de Música terão prioridade neste processo. Somente após esse recadastramento, vamos verificar as vagas disponíveis e abrir um outro período para a matrícula dos novos alunos”, explicou o secretário Marcelo Daniel (Mussa).





Uma reunião aconteceu na quinta-feira (11), no Centro Cultural, com o secretário Marcelo Daniel, o vice-presidente da Cooperativa, Maurício Eduardo Battistella, o tesoureiro da entidade, Wilson José Javé Gambini, além do maestro Marco Antonio Melinscki.
O objetivo é oferecer a mesma metodologia de ensino utilizada pela Cooperativa, que visa a formação musical por meio de aulas teóricas, de instrumentos e de prática em grupo, aos alunos da Escola de Música.

“Sabemos da qualidade e da seriedade do trabalho realizado pela Cooperativa nos últimos anos. A intenção é, com essa parceria, oferecer também mais opções de aulas e qualidade técnica no ensino dos instrumentos”, reforçou Mussa.

Atualmente, a Escola Livre de Música oferece cursos de cordas como violão, violino, viola e viola caipira, percussão, piano e teclado, e canto coral.

Com o novo convênio, a intenção é disponibilizar também aulas de instrumentos como saxofone (alto, tenor e barítono), percussão de banda, trompas, trompetes, trombone, bombardino (eufônio) e tuba.

“Nosso trabalho sempre foi focado na formação dos alunos. A Escola Carlos Viganó tem três anos de atividades e já atendeu aproximadamente 250 alunos neste período. Alguns deles já estão estagiando na Corporação Maestro Francisco Paulo Russo, comentou Battistella.

Caso o convênio seja firmado, a Cooperativa também passará a gerenciar projetos como Ciranda Teatral, Escola Municipal de Artes Plásticas, Baile Municipal Coisas do Brasil, Baile Musical Talismã, Baile Musical Reviver, Orquestra de Violeiros, Projeto Chorinho do Barão, Música no Lago e de Literatura.

Fonte: Tribuna do Povo





Deixe seu comentário