Araras registra média de 5 acidentes de trânsito por dia, diz Polícia Militar

O número de acidentes de trânsito é considerado alto em Araras. No ano passado foram registrados 2.023, uma média de cinco por dia, segundo levantamento da Polícia Militar. Desse total, 889 foram com vítimas e 12 pessoas morreram. A Prefeitura promete reforçar a fiscalização nos pontos mais críticos da cidade.

O aposentado Paulo Ricardo da Fonseca era caminhoneiro. Há seis anos foi atropelado e a vida dele mudou radicalmente. Hoje ele não anda e não trabalha mais, por imprudência de um motorista. “Se o cara tivesse um pouco mais de consciência, o trânsito hoje não virava um caos”, falou Fonseca.

Os dados da Secretaria de Segurança na Cidade de Araras são mais alarmantes. Em 2012 foram 1.047 vítimas de trânsito, quatro vezes mais do que na cidade de São Carlos que teve 256 e tem quase o dobro de habitantes.

Na clínica de fisioterapia de uma universidade em Araras é cada vez mais comum atender vítimas de acidentes de trânsito. “Aqui tem aumentado sim, a gente atende hoje de  12 a 15 pacientes, a maioria vítima de acidentes de trânsito, envolvendo veículos automotivos e motociclistas”, afirmou a fisioterapeuta Carina Basqueira.





O diretor de Trânsito de Araras admite que os números são altos e diz que a principal causa é a imprudência. “Dirigir falando ao celular, não obedecer a sinalização de parada obrigatória e, principalmente na região central, a gente vê muitos motoristas desobedecendo a vaga do idoso, a vaga do deficiente, param em guia rebaixada”, apontou Luiz Carlos Bressan.

Fiscalização reforçada
Por mês, Araras registra em média 1,2 mil multas de trânsito. Para tentar mudar esta realidade, a Prefeitura de Araras mapeou os locais onde são maiores os índices de acidente. As rotatórias da Rodovia Washington Luís (SP-310), Avenida da Saudade, da delegacia e a da Avenida Dona Renata terão fiscalização reforçada.

“A fiscalização, tanto dos agentes de trânsito, como da Polícia Militar e da guarda, não está sendo suficiente, então passou da hora da gente investir em tecnologia e essa tecnologia para reduzir a velocidade tem que ser o radar”, concluiu Bressan.

Fonte: G1





Deixe seu comentário