Araras: Funarte prorroga inscrições de projetos para Uso e Ocupação dos CEUs

A Funarte (Fundação Nacional das Artes) prorrogou o período de inscrição de projetos para Uso e Ocupação dos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados) até o dia 23 de janeiro. A unidade de Araras, em construção na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1, também está incluída no processo.

Os interessados podem se inscrever, exclusivamente pela internet, por meio da plataforma SalicWeb, no link http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb.

O edital da Funarte vai contemplar 80 projetos de ocupação para os CEUs, distribuídos em todas as regiões do país. Cada projeto receberá R$ 100 mil para um período de ocupação de seis meses.

A medida é voltada a pessoas jurídicas, que devem apresentar projetos de ocupação que envolvam pelo menos duas linguagens artísticas – entre elas, dança, circo, música, teatro, artes visuais, literatura, arte digital e artes integradas.

No edital, exige-se ainda que os projetos contemplem em suas programações apresentações artísticas de circo, dança, teatro, música ou programações relacionadas ao estímulo à leitura; exposições ou mostras de artes visuais; oficinas de capacitação artística e técnica; residências artísticas; além de seminários, encontros e debates. Além disso, as atividades deverão ser realizadas por artistas, grupos, oficineiros ou mestres locais.

Orientações para inscrições
Para orientar os interessados, foi elaborado um manual com todos os passos para o procedimento. O material e o edital completo estão disponíveis no site do Município de Araras – www.araras.sp.gov.br.

Após acessar o link http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb para efetuar a inscrição, é preciso cadastrar-se no site. Para isso, é preciso fornecer email e senha.





No momento de escolher em qual edital vai se inscrever, o candidato deve selecionar a opção “Editais de Premiação”. Então, será possível visualizar os editais abertos e optar pelo “Edital de Ocupação dos CEUs das Artes”. Eventuais dúvidas e problemas devem ser encaminhados para o email salic@cultura.gov.br, informando número da proposta e telefone para contato.

O que é o CEU?
O CEU tem a finalidade de integrar, num mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, além de oferecer formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

O modelo implantado na região leste tem 3 mil m² de área construída e recebe investimento do Ministério da Cultura – sem contrapartida do Governo Municipal.

O CEU “José Olavo Paganotti” contará com biblioteca, Cras (Centro de Referência em Assistência Social), salas de reunião, cineteatro/auditório com capacidade para acomodar 60 pessoas, telecentro, salas multiuso, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

Para garantir a segurança do local, o PAS (Posto de Segurança Avançado) da Praça “Jorge Assumpção” foi reformado e vai monitorar as imagens captadas pelas 16 câmeras instaladas nas salas, na área externa e interna do CEU. Além disso, as imagens do prédio também serão visualizadas pelos guardas que trabalhar no posto de segurança instalado no CAM “Guerino Bertolini”.





Deixe seu comentário