Polícia Ambiental não encontrou irregularidades em Araras nos primeiros dias da Piracema

Em 11 dias de abertura do período de piracema, quando os peixes sobem os rios para a reprodução, até agora nenhum pescador foi flagrado em pesca irregular no trecho de Araras do Rio Mogi Guaçu. Segundo a Polícia Militar Ambiental, até agora a única autuação na região de abrangência da base de Araras ocorreu em Santa Cruz da Conceição, quando um pescador tentava capturar peixes com uma rede.

O flagrante ocorreu por volta de 21h do dia 4 de outubro, quando um homem de Limeira foi surpreendido pescando na represa Dr. Euclides Moreli, com uma rede de espera de cerca de 30 metros, o que é proibido neste período. Também foram apreendidos com ele três exemplares de peixe.

De acordo com a Polícia, o indivíduo só não ficou preso porque pagou fiança de um salário mínimo (R$ 622) e vai responder em liberdade. Para o 1o sargento da PMA, José Amaro de França, o início da piracema na região está sendo tranquilo. “Está dentro da normalidade, a população está mais consciente. Estamos com operações constantes nos rios e até agora tivemos só esta ocorrência”, afirma.





Conforme Tribuna do Povo publicou no último dia 2, a expectativa da corporação é pelo menos manter os últimos índices registrados no município, já que em Araras tem diminuído o número de infrações cometidas por pescadores no período de proibição da atividade.
As restrições da pesca nesta temporada, como nos anos anteriores, vão até 28 de fevereiro de 2013. Durante este período, são proibidos a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas.

Pelas normas do Ibama, a pesca é proibida de todas as formas no rio Mogi-Guaçu, até dois mil metros (2.000m) a montante e a jusante da corredeira, situada próximo à ponte do bairro Taquari-Ponte, no município de Leme/SP. Montante é a parte de cima e jusante a parte inferior da corredeira do rio, de acordo com a linguagem técnica.

Nos outros pontos do rio, a pesca é permitida apenas em barranco e com vara simples (sem carretilha ou molinete) e só podem ser capturadas espécies exóticas do rio, como tucunaré, tilápia e cat fish. A pesca de espécies nativas, como corimbatá, mandi e até mesmo o lambari é expressamente proibida.

Fonte: Tribuna do Povo





Deixe seu comentário