Escolas de samba de Araras definem tema e samba-enredo

As escolas de samba já definiram os temas e samba-enredo para Carnaval de Rua – Barão Folia 2013, que acontece entre os dias 9 e 12 de fevereiro, na Praça Barão de Araras.

Neste ano, a folia contará com a participação de três escolas – “Acadêmicos do Barão”, “Unidos da Zona Leste” e “Tradição Coração de Araras” – e três blocos – “Catarina”, “Omo Obás” e “Terceira Idade”.

Desfilando pela segunda vez na passarela do samba, o “Grêmio Recreativo Acadêmicos do Barão” contará com o apadrinhamento da Unidos de Vila Maria, escola com 59 anos de tradição no Carnaval de São Paulo, além da parceria com a “Unidos da Vila Alemã, da cidade de Rio Claro, que tem 27 anos de tradição no Carnaval.

O tema escolhido para 2013 será “Viajando no mundo da ilusão, no trem do Carnaval, pelo país tropical”. Já o samba-enredo, que leva o mesmo nome, foi composto por Janaina, Luiz Carlos Mariano (Teco) e Rafa.

A confecção de alegorias e fantasias ficará por conta de Du Leite e Du Castro. A escola tem a coordenação do carnavalesco Teco.

Este ano, a escola contará também com apoio do carnavalesco Jefferson Zanotti, campeão oito vezes com a escola “Samuca” de Rio Claro. Além disso, a agremiação promete anunciar mais novidades para o Barão Folia 2013 – no ano passado, a 1ª noite do desfile contou com a presença da ex-BBB Lia Khey.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba “Unidos da Zona Leste”, que participa do Barão Folia desde 2010, fará homenagem às escolas que fizeram parte dos antigos carnavais de Araras. O tema é “Os 25 anos dos antigos Carnavais”.

A história dos desfiles será lembrada com carros alegóricos e alegorias que vão remeter às tradicionais agremiações, como “Cacique da Vila”, “Flor da Independência”, “Lourenço Dias”, “Dragões” e “Ceruc”.

Já a escola “Tradição Coração de Araras” vai celebrar as belezas do Brasil, visto como o país do samba e Carnaval no exterior com o tema “Encantamento do País Tropical”.

Com o samba-enredo “Carmen Miranda, Espetáculo na Terra”, a escola vai exaltar também a luta, a beleza e o profissionalismo da mulher brasileira, tendo como pano de fundo a história da cantora portuguesa Carmen Miranda.





Na década de 50, ela representou, com sua música e dança, aspectos da cultura tropical do Brasil em filmes que estrelou em Hollywood, popularizando a imagem do país no mundo.

Esse ano, a Prefeitura de Araras vai repassar R$ 140 mil à Associação Carnavalesca de Escolas de Samba e Blocos da cidade de Araras, por meio de convênio que aprovado pela Câmara Municipal de Araras, em sessão camarária extraordinária, realizada na última segunda-feira (14).

Os recursos serão repassados aos blocos e às agremiações inscritas junto à Associação e Comissão do Carnaval, para custeio de fantasias, adereços, instrumentos e materiais específicos para realização do desfile, devidamente comprovados por plano de trabalho e prestação de contas.

Ensaios das escolas
As escolas de samba também seguem com ensaios, convocando também os foliões para integrar as alas e a bateria.
Interessados em desfilar podem entrar em contato com integrantes das escolas de samba ou fazer inscrições durante os ensaios. As escolas não exigem limite de idade, porém para os menores de 18 anos é necessária a autorização dos pais.
Mais informações sobre o “Barão Folia 2013” podem ser obtidas na Secretaria de Ação Cultural e Cidadania pelos telefones 3541-5763 e 3542-5807.

Confira os dias e locais de ensaio das escolas de samba

“Acadêmicos do Barão”
Terças e quintas: 19h30
Sábados: 16h
Clube do Gema, localizado na Rua dos Coroados, 298 – Bairro Campinho
Informações: 8856-2330, 9483-8287, 9692-9826, 9364-9714 e 9787-0226 (falar com Jefferson ou Cristiano)

“Tradição Coração de Araras”
Dias, horários e o local de ensaios ainda serão definidos
Informações: 3541- 3407 ou 9766-0313 (falar com Pepe Carrascosa)

“Unidos da Zona Leste”
Todos os dias: 20h
Associação de Moradores dos bairros José Ometto, localizada na Rua Abondio Marchetti – José Ometto 3
Informações: 9393-1698 (falar com Carlos Eduardo Francisco – Du)

Fonte: Canal Rio Claro





Deixe seu comentário