Em Araras, pinturas de moradora do Bela Vista fazem sucesso

Moradora do Jardim Bela Vista, Joana Nintz é conhecida, não só pela mercearia que comanda no bairro, mas também pelo dom que tem para o artesanato, mais precisamente para a pintura. Material não é problema para ela, que tira de letra pinturas em tela, em madeira, em azulejo e até mesmo em panos de prato. Ou seja, ela domina as mais variadas técnicas, sem muitas dificuldades. “Eu nunca frequentei aulas de pintura. Tudo o que faço aprendi apenas de ver as pessoas”, conta.

Há cerca de 10 anos, Joana começou a perceber que suas obras de arte poderiam gerar um acréscimo na renda e passou a vender os produtos. Mas há muito tempo, ainda menina, ela descobriu que levava jeito para o desenho. “Na escola eu já gostava de desenho, comecei a perceber nas aulas de educação artística. Mas como morava no sítio, não tinha condições de comprar o material, então demorei para começar a pintar”, explica.





Como se dedica o dia todo nas atividades da pequena mercearia, é durante o expediente no estabelecimento que ela aproveita para dar vida às imagens. “Muita gente entra aqui (na mercearia), me vê pintando e diz que quer comprar. Então, às vezes, antes mesmo de terminar o quadro já está vendido”, afirma.

Além de vender, a artista presenteia seus amigos com os quadros em ocasiões especiais. “Já dei vários quadros, dos grandes, como presente de casamento, para decorar a casa dos noivos”, conta.

Entre as várias técnicas utilizadas pela artesã estão a pintura de óleo sobre tela, a de azulejos a dedo e a de tecido com giz de cera. As cenas de paisagens ficam tão reais que parecem ter sido pintadas com os mais caros pincéis.

Fonte: Tribuna do Povo





Deixe seu comentário