Carros de propaganda com som alto demais serão multados em Araras

Os carros de propaganda que circulam pelas ruas da cidade de Araras com o volume acima do permitido pela lei (80 decibéis) estão na mira da Prefeitura. Exageros no som serão punidos com multas que variam de R$ 163,40 a R$ 6.542, além da cassação do alvará de trabalho.

Com o apoio da Guarda Municipal, agentes de trânsito realizam na cidade a Operação Decibilímetro. O objetivo é orientar os motoristas que realizam propagandas em carro de som na cidade Araras. As ações ocorrem nas ruas centrais, como Tiradentes e Júlio Mesquita, incluindo a Praça Barão de Aras, considerados os locais mais críticos em relação à poluição sonora.

Os carros de som estão sempre presentes, mas é nos fins de semana que incomodam mais. “É toda sexta e sábado e às vezes para o trânsito na Rua Tiradentes, o som é muito alto, não dá nem para conversar e escutar os clientes. Incomoda bastante”, disse a vendedora Danuza Ramos.

Todos os sábados a Prefeitura recebe ao menos 30 denúncias devido aos excessos. “O barulho alto dói nos ouvidos das pessoas, que não conseguem se concentrar e entender o que lhes interessa. Fica tudo muito complicado, os sons se misturam”, disse o gerente de loja Roberto Bressan.





Fiscalização
Os agentes de trânsito usam na fiscalização o decibelímetro, aparelho que fazem a medição em lojas e nos carros de som. Por enquanto, as fiscalizações são educativas, mas a partir do mês que vem a Guarda Municipal multará quem desrespeitar o limite permitido, segundo o diretor de Trânsito Luiz Carlos Bressan.

Para garantir que o volume do som fique dentro das normas, os interessados podem procurar o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) para realizar a aferição do volume, agendando um horário pelo telefone (19) 3543-1541.

A Prefeitura de Araras solicita também aos empresários e comerciantes que utilizam caixas de som em seus estabelecimentos que as mantenham voltadas para o interior das lojas. O objetivo é respeitar os limites previstos no código de posturas do município.

Fonte: G1





Deixe seu comentário