Campanha de Vacinação de Araras contra a gripe termina sexta-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza A), que teve início no último dia 5, encerra nessa sexta-feira (25) na cidade de Araras.

O público-alvo são idosos a partir de 60 anos, crianças a partir de 6 meses e menores de 2 anos, gestantes em qualquer idade gestacional e colaboradores da área da saúde, além de portadores de doenças crônicas (cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes, hepatopatias, asplenia anatômico ou funcional); imunodeprimidos (transplantados de órgãos sólidos ou de medula, com neoplasias, HIV/Aids); imunodeficiências congênitas; doadores de órgãos sólidos ou de medula cadastrados nos programas de doação; comunicantes domiciliares de imunodeprimidos; trissomia; implante coclear; doenças neurológicas incapacitantes e usuários crônicos de aspirina.

A vacinação acontece das 7h30 as 15h30 nas seguintes unidades de saúde: PSF “Edmundo Ulson” (Parque Tiradentes), PAM “Antonio Carlos Fabrício” (José Ometto 1), PAM “Dr. Osvaldo Salvador Devite” (Narciso Gomes), PSF “Dr. Enio Vitali” (Jardim Piratininga), PSF “Madre Carla Rabolin”(Jardim Alvorada, CS2 “Dr. João Geraldo Noronha” (Jardim Belvedere) e na tenda na Praça Barão de Araras (Centro).





A campanha é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde. O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da Influenza na população.
A vacina protege contra os três principais vírus, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como a vacina deste ano tem praticamente a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

A escolha dos grupos a serem vacinados é definida com base em estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Fonte: Prefeitura de Araras





Deixe seu comentário