Araras sobe 69 posições no ranking Município Verde Azul

As ações voltadas ao meio ambiente, realizadas pela Prefeitura de Araras, já trazem saldo positivo para o município. Com nota de 55,83 pontos, a cidade ocupa a 238ª posição entre os municípios que participaram da edição 2012 do Programa “Município Verde Azul”, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Em comparação ao ano passado, o município subiu 69 posições – em 2011, ocupava 307º lugar entre os 645 municípios do Estado, com nota de 52.79.

O ranking de 2012 foi divulgado na tarde de terça-feira (18), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, na cidade São Paulo. O evento contou com a presença do governador do Estado Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas.

Estiveram representando Araras o diretor do Departamento de Meio Ambiente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), Raul de Barros Winter e Aroldo Domingos Mazon, diretor da Divisão de Saneamento Ambiental de Araras.

O programa foi instituído em 2007 e avalia o desempenho ambiental de cada município, em dez diretivas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Os 645 municípios de São Paulo são avaliados pelas ações promovidas na agenda ambiental e, neste ano, 134 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80 e receberam o selo de “Município Verde e Azul”.





As cidades que conquistaram as três melhores posições foram Botucatu em 1º (97,26), Cidade Sorocaba em 2º (97,21) e Araraquara em 3º (95,51).

O diretor do Departamento de Meio Ambiente comemorou o resultado do município, que melhorou 69 posições em relação ao ano passado, e lembra que a cidade também está resolvendo questões que vão favorecer um melhor posicionamento no ranking nos próximos anos, como a criação de um novo Aterro Municipal e a readequação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), cujas obras já foram iniciadas com verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

“O resultado mostrou que estamos no caminho certo e que o reflorestamento e o trabalho de educação ambiental feitos em Araras contribuíram para o desempenho do município no ranking do Programa “Município Verde e Azul””, afirmou.

Winter reforçou que o objetivo da administração é continuar investindo no setor para conseguir o certificado de “Município Verde Azul”, com nota igual ou superior a 80 pontos, que garante ao município prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

Em 2011, os 50 primeiros mais bem colocados receberam recursos para compra de equipamentos.

Araras no ranking “Município Verde e Azul”:
2012 – 238ª
2011 – 307ª
2010 – 373ª
2009 – 424ª

Fonte: Canal Rio Claro





Deixe seu comentário