Araras: Programa tecnológico integrará escolas municipais

Professores da Emef Joel Job Fachini, localizada no jardim Ouro Verde, participaram na manhã de ontem da primeira videoconferência promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Araras. A aula integra o Programa de Informatização da Educação, promovido pela pasta em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A meta é atender 27 escolas até o final deste ano.

Desde 2010 a Secretaria iniciou a compra dos aparelhos para a inclusão digital nas escolas. O primeiro investimento veio com as lousas digitais (com acesso pedagógico à internet). Em seguida, foram criados os laboratórios de informática, todos adquiridos através de verba do Programa Nacional de Tecnologia Educaciona (Proinfo), vinculado ao MEC.

A primeira unidade de ensino escolhida para inaugurar a videoconferência foi a Joel Job e contou com a presença de professores, que fizeram contato com a secretaria municipal de Educação,. Elizabeth Cilindri e com o diretor de Tecnologia da Informatização, Sérgio Olivati, ambos presentes na sede da Secretaria. De acordo com Olivati, a aula serviu para mostrar como funcionará o sistema. “Foi demonstrativa e por ela explicamos cada detalhe de como funcionará a videoconferência”, disse.





Segundo informações da Secretaria, todas as escolas municipais de ensino fundamental possuem os quites tecnológicos (lousa digital, computadores e microfones), mas algumas ainda precisam do acesso a internet banda larga, necessária para ativar o sistema. “Nossa meta é solucionar este problema e operar a videoconferência em todas as unidades e o próximo teste será feito com os professores da Emef Lions Clube”, contou.

Entenda o programa

O programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) promove o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Segundo o portal do MEC, “o programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias”.

Fonte: Tribuna do Povo





Deixe seu comentário