Araras: Falta de chuva faz consumo de água aumentar em cidades do interior do Estado

O consumo de água subiu 15% na cidade de São Carlos neste mês, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O motivo apontado é a falta de chuva, que também afeta outras cidades da região.

Segundo a Defesa Civil, não chove em São Carlos há 36 dias. A central de monitoramento da cidade aponta que no reservatório da Vila Nery resta apenas 1,11 metro de água. No bairro Boa Vista, a marca está em 1,87 metro. “Os reservatórios mais graves são o da Vila Nery e os dos bairros Rui Barbosa e Cidade Aracy”, afirmou o presidente Saae, Benedito Marchezim. No total, a cidade possui 42 reservatórios.

Segundo Marchezim não há probabilidade de falta de água em São Carlos, mas é preciso que haja colaboração. “Se a população colaborar nesse tempo de estiagem não é para faltar em determinados pontos. Os problemas são a captação superficial, que baixou o nível, e os problemas pontuais. Ontem, especificamente, deu um problema numa bomba de recalque, mas já foi normalizada”, comentou.





De acordo com o monitoramento do Saae, o consumo de água aumenta às segundas, sextas e sábados. “Geralmente são dias de faxina e de lavar carro. Então, eu peço à população que não lave a calçada e os carros nesse período”, apelou o presidente da autarquia. Ainda segundo ele, não há pretensão de fazer racionamento na cidade.

Alerta na região

Em Casa Branca, o consumo aumentou 20%. Já em Araras, o aumento foi de 10%. O Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) informou, por meio da assessoria de imprensa, que a vazão da represa da cidade diminuiu 50% nos últimos 15 dias. Ainda segundo a assessoria, o nível de água da represa abaixou de cinco a dez centímetros. O Saema faz um alerta à população para racionar o consumo de água.

Em Porto Ferreira, a Defesa Civil teme um desabastecimento de água, caso a população não economize. Por causa da estiagem, o Rio Mogi-Guaçu, que abastece a maior parte da cidade, está quase dois metros abaixo do nível normal.

Fonte: G1





Deixe seu comentário